Meu filho não come

Tenho recebido várias perguntas sobre esse tema e como eu faço para resolver essa situação. No começo você tem que ter muita dedicação e atenção ao comportamento do seu filho, na escola conversei com a professora se o Arthur  estava se alimentando bem e a resposta foi  surpreendente, ela me disse que sim e que ele pede para repetir, fiquei pasma, pois em casa é uma luta para comer comida, prefere um suco, achocolatado e o inseparável biscoito.

Então a professora me disse que é normal, a criança se alimentar bem na escola e em casa não quer comer nada, o nome que se dá a isso é "efeito manada".

é um termo usado para descrever situações em que indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada.

O que um amiguinho come, todos vão experimentando. Essa é a explicação desse efeito, simplesmente repete a ação dos outros, mas como fazer meu filho comer em casa? 

Para ser sincera com a Isabela não tive esse problema, pois comia de tudo não importava o que oferecia, após fazer umas pesquisas e perguntas a profissionais percebi que alguns erros cometidos durante a alimentação do Arthur podem ter contribuído para essa recusa, aqui estão alguns desses erros:

  • Distrair muito a criança na hora de comer, com vídeos e brinquedos. Isso impede que ela resolva suas questões com a comida.
  • Evite gritar ou punir, não adianta e podem até mesmo piorar o problema, já que a criança vai associar a refeição a memórias ruins.
  • Fazer comentários no estilo "tenho certeza de que vai gostar disso" e "olha que delícia", para que a criança não perceba que você já pressupõe que ela não vai comer mesmo.
  • Preparar a mesa somente para a criança comer, evitando a confraternização com os outros membros da família.
  • Comida da criança totalmente diferente da sua.

Para melhorar essa qualidade na alimentação fiz algumas alterações que estão tendo melhores resultados, pelo menos não tenho mais que ficar implorando e correndo atrás do Arthur pela casa (risos), essas foram algumas:

  • Estimular a curiosidade da criança pelos alimentos, envolvendo-a no preparo.
  • Respeitar quando a criança demonstra que está satisfeita.
  • Introduzir novos alimentos com texturas ou sabores que a criança já aceita. Se ela come espaguete, ofereça a massa de diferentes formatos, como talharim e penne, por exemplo.
  • Fazer as refeições em família.
  • Dar o exemplo de uma alimentação saudável.

O interessante é ter sempre algumas receitas divertidas também no início, para que desperte a curiosidade e prazer em estar participando do momento, pelo menos acabou o estresse, vou deixar para vocês a recomendação de um Ebook que tem várias receitas divertidas para seu filho, o detalhe é que ele vai adorar.

Recomendado:

Gostou da Dica? Curta e Compartilhe...

Receitas     Brincadeiras     Recomendados     Trabalhar em casa     Contato

©2018 - Mãe Nerd. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora